“A Calibração evita erros nas medidas” 

A modalidade é praticada pelos heróis da mitologia grega e foi originária do uso de lanças por soldados. As competições de lançamento de dardo eram divididas em dois eventos. O primeiro era o “ekebolon”, em que os juízes avaliavam a distância alcançada pelo arremesso. A segunda, o “stochastikon”, era um arremesso de dardo em que o objetivo era atingir um alvo determinado. Atualmente, nas provas de atletismo de campo é realizado apenas o primeiro evento, que mede a distância.

O dardo é construído de acordo com um conjunto detalhado de especificações publicadas pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). O seu comprimento total deve ser pelo menos 260 cm (102,4 polegadas) e ao seu peso, pelo menos, 800 gramas (1,8 libras). Dardo das mulheres é um pouco menor e mais leve um mínimo de 220 cm (86,6 polegadas) de comprimento e 600 gramas (1,3 libras) de peso.

Depois de um curto prazo, o dardo é lançado diretamente para frente com um movimento por cima do ombro em um setor de 29° marcado no campo.  O corpo do atirador não pode girar uma volta completa (360 °) antes de o dardo ser lançado. O atirador não pode pisar ou passar além de uma linha no final da pista. Atletas escandinavos dominaram os primeiros 50 anos de competição dos homens dardo. Suécia realizou o primeiro campeonato nacional, em 1896. O lançamento do dardo é um evento olímpico masculino desde 1908, e um evento olímpico feminino desde 1932.

” A calibração garante uma boa medição.”     (;

Este site utiliza cookies para uma melhor experiência. Saiba mais em nossa política de privacidade.