Calibração CEIME – METROLOGIA NAS OLIMPÍADAS: TÊNIS DE MESA

 “A Calibração evita erros nas medidas” :)

O tênis de mesa, foi inventado no Reino Unido, mais precisamente na Inglaterra no século XIX onde era conhecido como ping pong, até se tornar uma marca registrada e por isso mudou-se o nome na Europa para tênis de mesa, sendo o nome pingue-pongue atualmente usado apenas para fins recreativos. É um dos esportes mais populares do mundo em termos de número de jogadores, assim como sendo um dos mais novos dos esportes olímpicos. O tênis de mesa é conhecido como sendo o esporte com o tipo de bola mais rápida do mundo, sendo o esporte de raquete que mais produz efeito (rotação) na bola.Entramos em contato com a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, e descobrimos que:
A raquete possui um tamanho variável, e não existe um tamanho definido, podendo ser de qualquer tamanho e forma, desde que seja composta de no mínimo 85% de madeira. O peso da raquete também é variável, sendo as raquetes mais “tops” mais leves, e constituídas muitas vezes de materiais compostos, como fibras de carbono e outros, junto com a madeira.
A rede é o conjunto do pano da rede, da suspensão e dos postes-suportes incluindo os ferros que a fixam à mesa. A rede deve ter a altura de 15,25 cm e deve se prolongar 15,25 cm para fora de cada lado da mesa.
Já a mesa tem 2,74m de comprimento, por 1,525m de largura, por 76cm de altura. O tampo da mesa varia, sendo os mais utilizados em competições os tampos com medidas entre 25 e 30mm de espessura. Ela é limitada por uma linha em suas laterais de 2cm, e uma linha de 3mm no centro, utilizada nos jogos de duplas.
E a bola é feita de material celuloide ou plástico similar, e pesa 2,7g, tendo 40mm de diâmetro. Dados fornecidos pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. (http://www.cbtm.org.br/); a quem agradecemos a colaboração.

” A calibração garante uma boa medição.”     (;